Estudo associa consumo de nozes a um menor risco de hipertensão
O consumo de nozes pode reduzir o risco de hipertensão, segundo estudo
da Harvard Medical School. "A hipertensão é um fator de risco para
doenças cardiovasculares, e os fatores nutricionais podem cumprir um
papel importante em sua prevenção. Procuramos examinar a associação
entre o consumo de nozes e a hipertensão incidente", escreveram os
autores na revista Clinical Nutrition.
Avaliando quase 16 mil médicos livres da hipertensão
no início do estudo, os pesquisadores observaram que aqueles que
relataram comer maiores quantidades de nozes tinham menos chances de
desenvolver pressão alta.
Os resultados indicaram que aqueles que comiam nozes
pelo menos sete vezes por semana tinham 18% menos chances de
desenvolver pressão alta, comparados com aqueles que não consumiam o
alimento. E um menor consumo também teria um efeito protetor (embora
não muito significativo) – o consumo duas a seis vezes por semana
reduzia em 4% o risco de hipertensão.
Os autores destacam, porém, que esse efeito foi
relevante apenas entre as pessoas magras, não sendo aplicado para
pessoas com sobrepeso ou obesas. "Nossos dados sugerem que o consumo de
nozes é associado com um menor risco de hipertensão em médicos
americanos do sexo masculino, e que tal relação pode ser influenciada
pela adiposidade", concluíram.
From: Cláudio Lima <claudiolimaterapeuta@gmail.com> Date: 2009/2/19 Subject: Estudo associa consumo de nozes a um menor risco de hipertensão To: joshua2...