Frutas
reduzem em 30% risco de morte por câncerO
consumo elevado e diário de frutas e verduras reduz em 30% o risco
de morte por câncer, doenças cardiovasculares e obesidade,
segundo um estudo do Instituto Catalão de Oncologia (ICO). A
pesquisa, publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition,
foi realizada entre mais de 41 mil pessoas (15.610 homens e 25.748 mulheres),
em diferentes cidades da Espanha, ao longo dos últimos dez anos.Durante
uma década, os pesquisadores observaram os hábitos de consumo
dos participantes do estudo, com idades entre 30 e 69 anos e residentes
nas cidades espanholas de Astúrias, Guipúzcoa, Navarra, Granada
e Murcia.Os resultados do estudo determinam que há
uma relação direta entre o maior consumo de vegetais e frutas
e a menor mortalidade. As pessoas que consomem mais frutas e verduras têm
menos risco de morrer de câncer, patologias cardiovasculares, complicações
respiratórias e diabetes.Metade dos participantes
ingeria uma média de 224,2 g de verdura (um prato de verdura ou
de salada) e 275,8 g de fruta (duas ou três) por dia. Durante a pesquisa,
25% duplicavam estes números e os outros 25% não chegavam
à metade da média.Após cruzar
os resultados em função da idade, do sexo, dos estilos de
vida e da alimentação, os pesquisadores encontraram uma relação
direta entre o maior consumo de vegetais e uma menor mortalidade.Antonio
Agudo, o médico responsável do estudo, afirma que "consumir
mais de uma fruta diariamente, e mais de um prato de verdura, reduz a mortalidade
em 30%". Segundo o estudo, as hortaliças que proporcionam mais benefícios
são as que têm sementes, como o tomate, o pepino ou o pimentão.Agudo
reconhece que "estes efeitos já eram mais ou menos conhecidos".
Segundo ele, "neste caso trata-se de um estudo com muita gente e que leva
em conta os diferentes grupos de verduras e frutas". Com o estudo, pode-se
concluir que nas regiões do sul da Espanha são consumidas
mais frutas e verduras do que no norte. O mesmo pode ser concluído
quando os idosos são comparados com os jovens."Por
outro lado a média espanhola de consumo destes alimentos supera
a de países do norte da Europa", declarou. Para ele, caso uma pessoa
ache difícil consumir um mínimo de 500 g diários,
é recomendável ingerir pelo menos um prato com vegetais e
uma fruta por dia."Isso é fundamental", diz
o médico, acrescentando que isso pode ser conseguido mesmo se alimentando
fora de casa. Outro pesquisador que participou do estudo, Carlos González,
pediu a realização de "campanhas para incentivar uma dieta
saudável, num momento em que vem se reduzindo o consumo da dieta
mediterrânea tradicional"."É preciso
conscientizar a população sobre a necessidade de comer bem,
fazer exercício e reduzir a obesidade, que é um fator de
risco para o câncer, da mesma maneira que foi feito com o tabaco",
disse González. "Uma pessoa pode comer cinco porções
de frutas e de verduras, mas se ela continua consumindo meio pacote de
cigarros por dia, a dieta não adiantará nada", afirmou Antonio
Agudo.Segundo ele, um fumante deve primeiro largar
o tabaco e depois preocupar-se em mudar os hábitos alimentares.
A equipe de Carlos González no ICO apresentou outro trabalho, publicado
no International Journal of Cancer. Segundo o estudo, a fibra encontrada
em cereais previne o câncer gástrico.Essa
pesquisa durou quase sete anos, e analisou a associação entre
essa dieta e o câncer, contando com a participação
de 435 mil pessoas, provenientes de dez países europeus, com idades
entre 25 e 70 anos. Os pesquisadores detectaram que quem consome uma elevada
quantidade de fibras dos cereais tem 30% menos riscos que o resto da população
de desenvolver este tipo de câncer.
|
Qua, 18 de Jul de 2007 11:14 pm
"Luiz Meira" <falecom@luizmeira.com>
luizmeira
Enviar mensagem instantânea
Enviar e-mail
|